sábado, 4 de agosto de 2012

Cirurgia de redução de estômago

Conversando com meu médico,ele disse que se eu não conseguir emagecer,a cirurgia é uma boa opção.
Tenho um pouco de receio,mas se for a solução,vamos lá.
Achei um relato que vou repassar:

Vamos falar um pouco sobre a alimentação no Pós Operatório da Cirurgia Bariátrica? Vou contar um pouco de como foi a minha alimentação e como me adaptei a tudo isso.

Todo pessoa que está disposta a fazer a Cirurgia Bariátrica deve estar pronta para aprender a comer novamente. Sim, você deverá além de tudo ter muita calma, disciplina e paciência na hora das refeições. Foco será preciso.

Cada médico tem sua conduta e se você está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar é melhor ainda. No meu caso meu médico atende a 70km da minha casa, então eu segui as orientações dele mesmo.

Quando a liberação para começar a me alimentar aconteceu, entrei então na dieta líquida e podia tomar:
  • Água
  • Gatorade
  • Água de Coco
  • Chá sem açúcar
  • ADES ZERO
  • Caldo de Legumes Cozidos ( Podia ser usado carne e legumes temperados com alho, cebola, sal e depois me bem cozido tinha que ser COADO, não poderia bater, só a água do cozimento mesmo)
Mas não é sair tomando não, é um golinho de 15 em 15 minutos, golinho esse de 10ml. E cada golinho poderia ser um desses itens acima, o principal era que ao longo do dia eu conseguisse tomar aproximadamente 2L de líquidos, para não desidratar. Qualquer tontura, dor de cabeça, mal estar, poderia acontecer, pura e simplesmente, por desidratação.

Ah! Não é permitido goles maiores pois todo o estômago está grampeado e qualquer golinho extra pode forçar os grampos e romper toda a sutura feita, o que pode levar a óbito. Então, se você entrou nessa de cirurgia bariátrica, quer ficar magro e saudável, tenha consciência que qualquer gole maior é PERIGOSO!

No começo a água de coco, gatorade e ADES são até gostosos, mas uns 15 dias depois você não conseguirá nem ver essas coisas, isso é absolutamente normal. Comigo foi assim e acredito que não vou tomar ADES nos próximos 20 anos! rsrsrs Apenas o Caldo de Legumes não me enjoou, interessante que gosto de caldos até hoje.


Depois de 15 dias dessa dieta líquida, vamos para a dieta semi-líquida, é permitido bater a SOPA no Liquidificador e coar. UFFA, o que era uma "água suja" passou a ser um pouquinho mais cremosinho e os outros líquidos permanecem.

Nesse primeiro mês senti falta de mastigar...

Quando completei 1 mês, entrei então para a dieta pastosa. Tudo agora tem que ser molinho, super cozinho e derretendo. Agora é permitido iogurte (diet ou light), leite desnatado, purê de batata, carne moída, peixe cozido bem molinho, arroz empapadinho, tudo quase cremoso. Frutas como mamão, pêra, maçã e banana também estão liberadas. Porém, açúcares e gorduras são proibídos, pois podem dar a Síndrome de Dumping, com náuseas, tonturas, calafrios, sudorese, palpitação, sensação de desmaio. Quem já teve diz que você tem a plena certeza que irá morrer, graças a Deus ainda não passei por isso pois, cuido muito da minha alimentação e tenho medo mesmo.

Ah! Os líquidos continuam, exceto na hora das refeições. O importante agora é aprender a comer lentamente. Se você era muito afoito, comia depressa demais, te aconselho a comer com colher de sobremesa e de pontinha em pontinha. Eu sentia um certo desconforto quando comia e não era algo legal não, com o tempo comer deixou de ser algo legal. Essa dieta também foi durante um mês, mas por poder variar mais o cardápio, não fica enjoativa não.

Após 1 mês dessa dieta pastosa, vamos agora para a dieta branda. Agora quase tudo está liberado, menos açúcar e gorduras... Mas, agora a roupa está larga, roupas novas já são preciso e a animação junto com o ego já fazem um bem danado pra gente.

Na hora que cheguei no 4º mês meu médico disse: Agora, tudo está liberado. Você pode comer e tomar de tudo, até refrigerante, bebidas alcoólicas, mas muito cuidado com o que vai comer e como vai comer.

Ah! A Dica para tomar refrigerante, isso se você estiver com muuuuuita vontade, é colocar bastante gelo no copo. Assim, todo o gás sai e fica mais fácil tomar. Eu tomo refrigerante, no máximo 1 vez por semana e mesmo assim só um copinho. No geral prefiro suco natural mesmo, é mais saudável.

Agora, com 6 meses já comi e tomei de tudo e aos poucos fui descobrindo o que não me cai bem. Coisas que antes gostava, agora deixei de gostar. Meu paladar mudou, antes eu sentia vontade de doces, agora tenho mais vontade de comidas salgadas.

Fome? Não sinto... Só sinto uma tonturinha se fico mais de 2 horas sem comer. Minhas refeições são bem pequenininha e lentas, costumo dizer que como igual uma criança de 2 anos, o que é verdade. Hoje como carne, até churrasco, o jeito é sempre ter talheres e picar pequenininho para não ter problema.

Se você quer emagrecer, ser mais saudável, a cirurgia bariátrica, é um ótimo caminho, mas é um caminho novo e cheio de mudanças que você tem que estar pronto a fazer.

Está pronto para tantas mudanças?

Beijos
fonte  http://cirurgia.co/threads/alimenta%C3%A7%C3%A3o-no-p%C3%B3s-operat%C3%B3rio-da-cirurgia-de-redu%C3%A7%C3%A3o-do-est%C3%B4mago.12/
#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Playlist

Flag Counter

Postagens mais visitadas

Anuncio !!