domingo, 16 de setembro de 2012

Brasil na moda: estilistas nacionais tentam conquistar Londres




 Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
As peças de estilistas brasileiros fazem parte da instalação batizada de Brazil RisingFoto: Ulisses Neto / Especial para Terra
ULISSES NETO
Direto de Londres

Depois que grandes marcas inglesas aumentaram consideravelmente o investimento no Brasil, um grupo de estilistas do país decidiu ‘contra-atacar’. Dez grifes brasileiras aproveitaram o início da semana de moda de Londres nesta sexta-feira (14) para apresentar suas criações ao mercado britânico.
As peças de Patrícia Viera, Cris Barros, Martha Medeiros, Vanessa Montoro, Osklen, Adriana Degreas, Tigresse, Lool, Andrea Marques e Barbara Bela fazem parte da instalação batizada de Brazil Rising, uma pop up store montada na loja Bluebird, em Chelsea, um dos mais sofisticados bairros da capital do Reino Unido. O lançamento da loja temporária faz parte da programação oficial da semana de moda de Londres.  
“A gente trouxe algumas peças da nossa última coleção de verão para fazer esse movimento, já que é a primeira vez que estamos mostrando nosso trabalho aqui fora. Estamos com grandes expectativas para começar realmente um projeto de exportação”, afirmou a estilista Andrea Marques, que lançou no mês passado uma coleção exclusiva para a C&A.
“O Brasil e a Inglaterra têm muito para trocar. Então, da mesma forma que a gente está trazendo algum frescor para cá, eles levam o vanguardismo deles para lá. Com certeza temos espaço aqui e uma boa aceitação das inglesas”, completou.
As peças das brasileiras estão sendo exibidas na loja londrina e a expectativa é de que as criações tropicais conquistem o público europeu.
A estilista Martha Medeiros explicou que a coleção que levou para Londres é do último verão. “Ela tem shapes super limpos e materiais muito preciosos. É uma coleção que mostra uma mulher que está sempre linda em qualquer lugar do mundo.”  
Ao lado de um de seus looks em exposição na boutique de Londres, Martha detalhou que “a cartela de cores é mais clara porque estamos falando de verão. Mas tudo também está pontuado com preto, porque, queira ou não, todas as mulheres do mundo amam preto. O look é bem contemporâneo e urbano.”
A ideia é aproveitar o bom momento que a imagem do Brasil vive no exterior para introduzir as criações do país em mercados tradicionais da moda, como a Inglaterra.  “Já tinhamos feito no começo do ano um lançamento na Bergdorf Goodman - tradicional loja de departamentos na 5ª Avenida, em Nova York. Em 139 anos de loja, foi a primeira vez que eles compraram a coleção de uma grife brasileira. E agora estamos lançando aqui na Bluebird de Londres. Tenho certeza que será um grande sucesso porque o Brasil está na moda”, disse Martha Medeiros.  
A estilista, que tem boutiques próprias em São Paulo e Maceió, avaliou ainda que “as condições hoje são melhores exportar criações do país porque temos acesso a mais coisas no Brasil. “Hoje temos acesso a um aviamento importado, a uma barbatana, a uma linha e a um tecido de maior qualidade. Além disso, estamos formando bons profissionais, no meu caso específico as rendeiras, que já não existem mais em nenhum lugar do mundo, mas também modelistas e costureiras. Assim mostramos um produto que pode estar em qualquer lugar do mundo, porém com DNA brasileiro”, finalizou.

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