Agatha Ruiz de la Prada levou modelos divertidos à passarelaFoto: Gabriel Pecot / Terra Espanha
A série de eventos do hemisfério norte, a maioria com o patrocínio da Mercedes Benz, lança as novas ideias do verão 2013. E começa por Madri, reunindo o que era a antiga Pasarelas Cibeles, os novos do grupo Ego e participantes do salão Simm. Virou tudo uma coisa só.
As semanas espanholas têm menos prestígio que as similares parisienses e milanesas, mas é uma questão de marketing - quantas páginas de campanhas de designers de Madri ou Barcelona povoam revistas de moda internacionais? Por outro lado, temos que lembrar que Cristobal Balenciaga, um dos criadores mais louvados e admirados da moda moderna, era espanhol. Paco Rabanne, um dos designers mais criativos e originais, é espanhol. E o Museu do Traje dá de 10 no Galliera de Paris.
Enfim, as primeiras coleções de verão, vistas em Madri, destacam os seguintes pontos:
Cores: vermelhos, para dia e noite; azuis na faixa do Bic ou caindo para os turquesas. Violetas rosados, principalmente para a noite. Branco para os homens (Carlos Diez, Hannibal Laguna, Jesus del Pozo, Roberto Torreta)
Comprimentos: curtos, em geral. Mas há o mi-mollet em Ailanto - será que agora pega? (Ailanto, tanto curto como mi-mollet)
Formas: poucos volumes, algumas assimetrias. Calças pregueadas de boca estreita.
À frente: pode não virar moda de rua, mas os rasgados, desfiados, inacabados e remendados avisam que há bom humor na moda espanhola, como em Agatha Ruiz de la Prada, com suas modelos-coração. Ou mais ousadia em trabalhos elaborados por gente nova, como Ana Balboa, do grupo Ego.
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